03 setembro 2014

Como criar a história de um personagem de RPG

Por Don Magno, coração de leão, revisado pela Princesa do Oriente Médio



Bem galera esse pequeno texto é uma dica para quem nunca jogou RPG e quer começar, uma pergunta sempre vem à cabeça nessa hora como criar o meu personagem? São dicas simples que irão te ajudar no processo de criação e talvez no processo de interpretação do personagem para os mais inexperientes. Para facilitar nossa vida, não irei tomar nenhum tipo de RPG específico, ou seja, serão dicas bastante genéricas.
Pra quem não sabe esse é um d20! E sim, estou reciclando fotos mais uma vez!!!

E antes que me perguntem, eu sei, eu sei, to tempo pacas sem postar, mas estou tentando da um jeito nisso eu juro!!!


Quem sou eu?


           Para jogadores inexperientes recomendo pessoalmente criar um personagem que se encontre nos dois pólos de sua vida: o meu personagem sou eu e pronto ou então, o meu personagem é totalmente o meu oposto. Com isso sua interpretação ficará bastante simples, não precisará pensar muito, basta agir, afinal o seu personagem é você, ou então ele é seu oposto, então fica fácil.
começando pelo mais fácil
            Esses personagens geralmente tendem a criar um vínculo especial com o jogador, dando um exemplo pessoal, eu tenho um personagem que eu criei a uns dois anos deste então vem sendo reciclado vergonhosamente (assumo), preciso de um personagem, um merda vou usar o ELGO, meu mago elfo dourado favorito. Não vou começar a falar dele se não vou perder o foco, mas a lembrança dele foi importante para eu conseguir continuar esse texto.


Profissões e Raças


          Ser genérico com este tópico seria bastante complicado, afinal as profissões e raças disponíveis em um determinado sistema de RPG irão depender do seu tipo, pois encontrar um elfo-dourado que seja um mago (Elgo) em um RPG de fantasia medieval seria algo normal o que não aconteceria se estivéssemos falando de um jogo futurista.
São tantas opções
            Para quem é novato recomendo estudar com cuidado essa decisão. E quando digo estudar estou falando em estudar as regras do jogo em que se dará a aventura, pois em determinadas ocasiões não é viável ter uma determinada profissão sendo de certa raça (se o conceito de raça existir no jogo).
            Essa escolha representa não só seus desejos dentro do jogo, mas também alguns gostos, como você vê a sociedade e como é visto por ela, como interage com outras raças, exemplo o Elgo, como todo bom elfo que se prece não se da bem com anões.
            Ter uma profissão desequilibrada com a raça pode ajudar, e muito a construir mais o personagem, exemplo um anão que seja sacerdote ou um elfo que seja ladrão (se as regras do jogo permitir isso) como? Porque? Cabe a você jogador pensar nisso.


Família 


      
Acreditem, até no rpg, existem os Agostinhos!
  
          Bem muitos jogadores não consideram esse fator importante, mas se tratando de personagem de nível um, nível que geralmente todos os personagens no início de uma campanha, acho que pelo menos merece ser citado sobre a histórianha da família do personagem na descrição no mesmo.
            Tente equiparar à história da família a história do personagem. Ou seja, se o personagem for nobre, ou melhor, tiver alguns privilégios sociais que tem haver com a sua posição na sociedade, procure desenvolver como ele conseguiu tal título. Se for herança de família quem foi o maior membro dessa linhagem? Quais são seus feitos? Existe alguma tradição familiar que este deve respeitar?
            Crie a relação do seu personagem com os seus parentes, de quem ele gosta? Quem ele odeia? Existe algum conflito dentro da mesma, ou são bastante unidos? Quem é o patriarca ou a matriarca?
            Estou citando esse idem, porque ele também pode ser a motivação do seu personagem sair em uma aventura. Além disso, como eu já citei as relações familiares poderão influenciar na forma como o jogo se desenrolara para você. Uma ajuda de um parente distante ou a ameaça de um clã inimigo são alguns exemplos disso.
 

História


             Esse é o ponto mais importante na criação do personagem, mais importante do que distribuir pontos de atributos ou de habilidades, isso irá transformar o seu personagem super interessante para você ou um insuportável de se interpretar.
            Esse texto foi todo ele construindo tendo sua ênfase na criação inicial da história do personagem, mas preferi deixar um tópico separado para dar mais algumas dicas.
            Tenha mais de um objetivo. Todos nos temos mais de um sonho na vida, mas é claro que existem aqueles sonhos que são mais imediatos e aqueles que sabemos que só poderemos realizar com muito trabalho duro, tente fazer isso ao montar o seu personagem de RPG de forma que fique coesa dentro do mundo em questão, vamos dar um exemplo usando o Elgo mais uma vez, sonho imediato ser aceito no colégio/irmandade/confraria de magia mais importante do reino( como eu disse depende do jogo sr) sonho principal estudar, conhecer e explorar as partes mais distantes do mundo.
            Seja criativo, se durante a campanha você e seu grupo vão para o seu reino/planeta/cidade natal, enfim para uma região que seja conhecida sua, interaja com o local, improvise. Se o seu mestre for bom ele vai colaborar bastante nessa hora, exemplo, o grupo está em uma feira e seu personagem começa a interagir com um velho vendedor de frutas que você conhece deste a infância, ou a quem te deve uma divida...
a cota de imagens de vampiro no cosmo acabou de ser batida! #ficadica
            Invente um medo, uma fobia, um defeito para tornar o jogo mais interessante. Elgo mais uma vez na área sendo usado de exemplo, ele é um elfo que vem de uma família de baixa nobreza muito bem conceituada no mundo, sendo assim ele perde a cabeça muito fácil se falarem mal da mesma, ou de algum membro dela, na frente dele.


Enfim
            Bem galera, espero ter ajudado os iniciantes e ter feito esse texto da forma mais interessante possível para quem não é iniciante. Agradeço a atenção de vocês e desejo que se divirtam muito jogando!
Terminando com imagens do meu rpg favorito sr



Não conheci as internets por querer!!!

2 comentários: