01 maio 2014

Animes ou novelas da vida real? Eis a questão.

Por  Darth Wallyouko, revisado e Adaptado por sua aprendiz do mal que pretende roubar seu posto


Aproveitando o feriadão um post aqui no Cosmo, dia do trabalhador parabéns aos trabalhadores do nosso Brasil, não esquecendo da triste lembrança que esta mesma data traz ao no nossos corações 20 anos do fatídico acidente do Ayrton Senna, mas o papo aqui hoje não é este então bora lá. 


Hoje irei falar de dois animes de um gênero especifico que certamente possuem adoradores e outros que estão cagando e andando, estou falando de animes/mangas que tratam do nosso cotidiano. Nomenclaturas a parte, eu costumo chamar esses animes de lição de vida ou a vida como ela é. Antes de qualquer coisa, é importante analisar o gênero que aqui, no nosso país tropical, na minha opinião, possui pouco ibope para este gênero de anime, visto que os animes com lutas e poderes, etc. tem um apelo maior, sendo sincero, eu particularmente tinha e tenho um preconceito por este gênero, que ao meu ver não passa de uma novela desenhada ou em outros casos comedias românticas ou até mesmo material para outro uso, se é que vocês me entendem, mas é normal, quem é atraído para os animes, veio atrás de lutas e historias fantásticas, bem feitos ou não, e o primeiro contato possivelmente foi com os de lutinha como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, YuYu, e  afins, salvo as exceções. Eu particularmente era um membro deste grupo e tinha uma enorme aversão a animes com estas temáticas, mas nada que alguns anos e pelos no corpo, para começar a não só interessar por lutas, tiros e afins, começar a querer historias mais serias e reais, neste ponto passamos admirar obras por serem legais por algum ponto seja este a trama, humor, personagens, etc., eu particularmente adoro One Piece por um motivo, é um anime/manga engraçado, e arrisco dizer que devo ser uns dos poucos que vê a serie por isso. A grande maioria vê por causa da lutas fodas, mas deixando a divagação de lado, vamos ao que interessa o meu ponto de vista sobre  duas obras deste estilo.

Uchuu Kyoudai
Hibito e Mutta

Bem, vamos começar com Uchuu Kyoudai, normalmente um anime me interessa por alguns motivos, alguém falou que é bom ou eu conheço uma obra anterior do ator ou lendo a resenha posso me interessar, Uchuu foi pelo ultimo motivo, a resenha, lembrando a que eu li era mais ou menos assim “Em um futuro próximo dois irmãos lutam para serem astronautas” Futuro já me interessou, astronautas, já estou vendo, pode ser difícil para as outras pessoas gostarem, mas para quem curte sci-fi, parece ser legal, então, no meu foi amor a primeira vista.
Podemos acompanhar desde criança a vida do dois irmãos
 Mas no final das contas o que tem de bom nesta historia, primeiramente deixa eu explicar algumas coisas, a serie se passa no futuro, mas não espere naves espaciais ou coisas do gênero de ficção cientifica pesado, aqui temos um tom mais leve de ficção cientifica e algo bem próximo, mas voltando a parte que explica a historia, vou mentir e pedir para você assistir o primeiro episodio apenas faça isso, se depois de ver este episodio você não querer ver os próximos 99, pena que a historia não acaba, a obra acompanhou o manga, mas nem por isso deixa de ser bom e a possibilidade de uma continuação é grande, visto que o anime quase sempre figurava no top 10 da audiência japonesa e seu manga entre os mais vendidos além de um filme em Live action já lancado.
Boa forma para saber se a serie é boa da uma olhada no live action




Gin no Saji- Silver Spoon



É complicado começar a falar de Gin no Saji, que tem a premissa de acompanharmos a vida estudantil  de um rapaz da cidade em uma escola agropecuária no interior do japão, tipo qual a chance de atrair pessoas para este tema aqui no Brasil? nula, no meu caso passaria batido fácil, mesmo gostando do interior, mas esta serie, no meu conceito tinha um ponto forte, a sua mangaka, que é nada mais nada menos que Hiromu Arakawa, de cabeça pode ser complicado saber quem é, mas esta mulher produziu umas das obras mais legais dos últimos anos, Full Metal Alchemist, nisso, já entrou na parte de eu querer acompanhar outra obra dela, visto os motivos para eu interessar por um anime/manga, mas no final das contas o que tem de bom? me perguntam jovens Younglings, primeiro o humor, sim, Arakawa sabe mexer com isso, vide FullMetal, segundo o aprendizado, querendo ou não Gin no Saji é um anime educacional, tá! você não virará um pecuarista ou até mesmo um fazendeiro vendo o anime, mas certas coisas você pode aprender e acompanhar as aventuras do personagem principal vindo da cidade e descobrindo um novo mundo e excitante, pena que o anime vem em doses pequenas tem duas temporadas de 11 episodios que por sua vez fez ficam espaçados por alguns meses.
 
Já tem um Live action mas este até agora não acompanhei

Bem de uma forma ou de outra certos preconceitos contra temas podem nos afastar de obras boas, possivelmente graças aos filmes da Ghibli que merece um post para cada filme separado quebrei muito o preconceito por estas obras e pude acompanhar coisas que em um passado nunca pensei em assistir

Bem, de uma forma ou de outra certos preconceitos contra temas podem nos afastar de obras boas, mas sempre tem obras que nos faça repensar sobre esse preconceito e acaba nos atraindo, comigo foi assim, ao me deixar render pelas obras da Ghibli, quebrei o preconceito para assistir excelentes obras, dignas de um Oscar, como já foi e dignas de um post futuramente, obras, nas quais não me imaginava assistindo.



Bem isso é tudo pessoal!!!   
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário