06 janeiro 2014

O Hobbit: A desolação de Smaug, uma adaptação controversa


Finalmente o segundo filme!

Por: Don Magno, coração de leão

            Bem galera aqui estou eu mais uma vez, cumprindo a promessa que fiz a vocês no texto anterior chegou à hora de falar dele, o segundo filme da trilogia O Hobbit, que está neste exato momento nos cinemas ‘’A desolação de Smaug’’.
            Como o título já deve ter deixado bem claro para vocês esse segundo filme conseguiu ser mais controverso que o primeiro (acredito que usar a palavra ‘’polêmico’’ ia ser forte demais), acho que a pergunta certa a ser feita aqui é, afinal qual a essência dessa obra cinematográfica? É apenas um filme de transição, que se situa entre dois grandes pólos épicos, ou talvez um grande erro do senhor Peter Jackson?


Contexto geral
           
            Desde que comecei esse blog com o nosso querido Darth wallyouko temos uma característica que considero fundamental, nós nunca fugimos da responsabilidade de dar nossa opinião, e honestamente falando quero continuar assim. A adaptação do “Hobbit 2”, é bastante controversa, e é nesse fator que quero me ater nesse texto, portanto vou começar por expressar minha opinião sobre o filme.
            Se compararmos esse filme com o primeiro, fica claro que ele não o supera. A desolação de Samug não consegue ser tão interessante, empolgante, épica, emocionante e engraçada enquanto A jornada Inesperada, mas ainda sim é um bom filme é divertido, vale a pena ir ver no cinema.
            Humildemente falando, acredito que o título desse texto está perfeito, pois o grande problema desse filme não se trata de superar ou não o filme anterior, mas sim, das controvérsias que sua adaptação gerou entre os próprios fãs. Se uns tantos odiaram o filme outros como eu, gostaram, não dá para dizer que amamos, mas sobre isso falarei no final desse texto, agora vamos ao que interessa, vamos para a controvérsia.
 

AVISO DE SPOLERES!!!



Beorn, o troca-peles
  

             Essa parte está no comecinho do filme, e exibindo minha honestidade mais uma vez, digo-lhes que é a minha parte favorita no livro! Assim sendo, antes de tudo, quero falar duas coisas. A primeira é que por ser minha parte favorita no livro eu vou fazer a minha pequena reclamação por aqui kkkkkk, a segunda é que só depois eu irei trabalhar com a reclamação mais recorrente das pessoas.
Deixado de lado, chatiado
            Pelo amor de Deus, Peter Jackson, por que, cara, por quê? No livro a chegada à casa do Beorn acontece da seguinte maneira, o Gandalf organiza em fila um a um os anões para que eles cheguem de vagar a sua casa, pois como dito no filme o troca peles não gosta de anões. A cena termina super engraçada, como já é de se esperar no livro do Hobbit, com a melhor palhaça do Bombur no livro todo! No filme nosso amado diretor simplesmente cortou isso, fica aqui o meu mais sincero voto de esperança para que essa cena vá para a versão estendida do filme, ela é muito boa e não pode ser desperdiçada!
            Vocês se lembram do que eu falei no texto anterior sobre a diferença entre O Hobbit e O Senhor dos Anéis e que o Peter Jackson está tentando equilibrar isso, então, nesse trecho temos mais uma de suas tentativas. Se no livro o início dessa parte é super engraçada e aqui ele a corta, pelo menos na versão para o cinema, também temos no livro um Beorn que tava lá tadinho na dele, e aqui o Peter Jackson o tornou em um ex-escravo dos orcs, um cara com um passado triste e até mesmo depressivo, que originalmente não existia. Pessoalmente falando isso não foi um problema para mim, mas muitas pessoas reclamaram disso, reclamaram inclusive do fato dele estar com uma corrente no braço, que esse elemento era desnecessário e tal, mas a mim, ela nada incomodou.         
Como eu já disse antes essa trilogia precisa de um trabalho de costura, e acredito que a introdução de um passado triste para ‘’o troca-peles’’, não foi absurda, afinal esse cara deve aparecer com um papel um pouquinho mais importante no próximo filme!


Enrolação élfica?
          
              Peço que todos vocês que estão se dando o trabalho de lerem esse texto me sigam em uma singela reflexão, pensem na seguinte situação: originalmente o diretor do filme planejou que O Hobbit não seria uma trilogia, mas sim, uma série de dois filmes, se alguém conhece um nome específico para isso sinta-se a vontade para me corrigir nos comentários, então como um milagre ele simplesmente muda de opinião e resolve fazer mais um filme (para muitos isso foi um presente, para outros uma cagada), fica claro que alguma coisa deveria ser esticada.  
            Talvez por ser um partidário dos elfos eu não tenha achado as cenas da Floresta das Trevas tão esticadas assim, mas a questão é que muita gente reclamou disso. Acho que a questão nem é tanto a Floresta das Trevas, mas sim a participação élfica nesse filme, tendo em vista que no livro ela é muito menor!
            Antes que me falam da Tauriel quero dizer que ela é o assunto do próximo tópico, então aguardem e confiem!
            De todas as reclamações sobre essa parte duas se destacam primeiro: por que tanta luta de elfo nesse filme? Segundo: o que cargas dáqua o Legolas está fazendo lá? Respondendo a primeira pergunta: é como eu já disse, o planejamento original era de apenas dois filmes, se o Peter Jackson resolveu fazer três então alguma parte deveria ser esticada, no caso a luta dos elfos. E outra coisa as cenas em questão não são nem chatas, eram bem legais por sinal. Respondendo a segunda pergunta, por que não? O Legolas é príncipe da Floresta das Trevas fica claro que ele poderia sim, muito bem estar ali, a sua participação é mais do que uma referencia idiota do Senhor dos anéis, é uma participação possível dentro do universo Tolkien.
            E antes que eu vá para o próximo tópico quero deixar uma coisa bem clara aqui, primeiro eu não sou gay, segundo eu não tenho nada contra gays, e terceiro não acho os elfos GAYS! Está tudo entendido? Se você joga RPG, ou está familiarizado com o universo da fantasia entendeu o que eu quis dizer com esse parágrafo, senão me perdoe e siga com a nossa programação normal rs.
            PS: A exceção é o rei da Floresta das Trevas, o pai do Legolas, Thranduil, por que fica claro o filme todo que o Thranduil é uma bicha má kkkkkk!
 
bicha má
















Tauriel, por que sois Tauriel?
         
                Deixem-me terminar esse tópico antes de me atirarem pedras ok? Antes de tudo, precisamos ter uma coisa em mente, adaptação é um trabalho muito árduo, ainda mais se tratando de uma obra que já tem anos de vida como O hobbit, e que já teve a aventura posterior, O senhor dos anéis, no cinema. O que eu quero dizer e o que eu já estou dizendo desde o texto anterior é que adaptar, envolver, cortar, adicionar, mudar e, enfim, retrabalhar totalmente a estrutura de uma obra é complicado.
Eu entendo o que o Peter Jackson quis fazer com a Tauriel! Na verdade verdadeira, não é muito difícil de entender, me acompanhem em mais uma reflexãozinha sim? Vamos lá, o filme é praticamente todo encenado por homens, aparentemente só existem duas mulheres importantes para essa história a primeira é a Galadriel, que apareceu lá no primeiro e filme, e agora temos a Tauriel. É testosterona demais para três filmes kkkkkkkk!
A não, até o orc?
O nosso querido diretor tem que tentar atrair a atenção do público feminino para ir ver o filme, então essa foi uma tentativa. Mas veja bem, eu disse que entendo o que ele quis fazer, não disse que concordo! Assim, como todas as pessoas que reclamaram da Tauriel tenho que dizer que ela é totalmente irritante!
Não, não é o fato de ela existir que me incomoda é o que ela faz mesmo que é o problema. Se essa elfa apenas seguisse seu romancezinho com o Legolas tudo bem, eu a teria aceitado muito bem agora arrumar um romance, ou um pseudo-romance com o Kili é demais! Uma elfa apaixonada por um anão, assim não dá né, Peter Jackson, aí você extrapolou meu filho, na hora em que a Tauriel fala: “ele até é que alto para um anão”, eu me perguntei honestamente se estava vendo o Gimili admirando a Galadriel de novo! Dessa vez não tem como defender, Peter Jackson mandou muito mal com a Tauriel!

A luta com o dragão
       
           
eis me aqui, Smaug a grande estrela do filme
E finalmente chegamos ao clímax do filme, a luta de treze anões e um hobbit, contra um dragão vermelho que cospe fogo. Sim parece meio galhofa, pois então, como eu já disse, é O Hobbit.
De todas as reclamações até agora, acredito que essa é aquela que apresenta mais mimimi. Mais a cena foi totalmente diferente do que estava no livro, sim gente eu sei, mas veja só, não dá para fazer um filme onde TREZE anões viajam por meses e chegam ao castelo sem enfrentar o dragão, simplesmente não dá!
Eu gostei da luta e tal, mas confesso que fiquei meio decepcionado ao ver que o Samug não tinha a armadura de ouro que estava no livro, e acredito que a forma como ela foi, hum... digamos “colocada” não muito gentilmente pelos anões não me agradou. Mas como um todo eu gostei dessa parte, e não vejo um grande problema nela, exceto o que eu acabei de relatar.


Enfim...

            Propositalmente deixei a última reclamação para o tópico de conclusão!
Samug vai para a cidade do Valle, Bilbo corre e diz “o que a gente fez?” e do nada o filme acaba! Épico só isso, épico! Para mim o filme ‘’A desolação de Samug’’ é um filme no meio, algo que está preparando um final épico! Assim espero pelo menos...

PS: E por falar na cidade de Valle
Will Tanner? Ops, é apenas o Bard da cidade do Valle
 

Bem galera não conheci as internets por querer!
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário