02 janeiro 2014

O Hobbit: Uma jornada muito esperada! Ou não...

Por: Don Magno, coração de leão




E lá vamos nos de novo?

Esse texto não poderia ser lançado em hora mais oportuna não? Bem, como todos já sabem o segundo filme do Hobbit já foi lançado. Em breve, e quando digo em breve quero dizer que, no exato momento em que vocês estão lendo esse texto o próximo, espero eu, já estará passando por revisão.
Acho que nesse exato momento todos já perceberam que esse texto destina-se a falar do primeiro filme, O Hobbit: uma jornada inesperada, e o segundo do filme que está no cinema, O Hobbit: A desolação de Smaug. É importante destacar que, eu também já li o livro, então poderei direcionar certas críticas tanto ao Peter Jackson, diretor do filme, quando ao público em geral.


Órfãos!


            O ano 2003, o acontecimento? Estreava no cinema o último filme da trilogia do Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei. Com o fato, todos os fãs estavam sentindo aquela sensação de perda, afinal, sabiam que no próximo ano não veriam mais os hobbits, os elfos e anões...
            No meio desses fãs temos aqueles que já tinham lido os livros, aqueles que leram os livros por causa dos filmes, e aqueles que se limitaram a serem apenas fãs dos filmes. Em outros casos devo confessar, eu diria que quem só viu os filmes acabou saindo muito prejudicado e que não conseguiu ver como a história é realmente sensacional, mas nesse caso, não posso fazê-lo, afinal todos nós já sabemos que Piter Jackson é um grande fã de Tolkien, portanto, ele fez o que um fã dos livros gostaria de ver nos cinemas. Ah se todos fossem como ele...
ham porque o Senhor dos Anéis acabou? Por que?
            A grande questão era, para onde, ó Deus, para onde olhar agora? Tolkien está morto, diga-se de passagem, há muito tempo kkkk, mas sua obra toda ainda não ganhou vida no cinema. Foi nesse momento que os olhares de milhares de milhões de fãs se dirigiram para O Hobitt, sim, a história de Bilbo Bolseiro, tio de Frodo, ainda não tinha sido contata, e assim começa o hype.
            Tentarei definir essa palavrinha em inglês, hype. A tradução literal de hype, segundo o Google tradutor é, meu inglês é um horror me perdoem, ‘’campanha publicitária’’, mas acredito que nesse caso essa tradução não se adéqua. O hype que estamos falando seria uma espécie de comoção geral em torno de algo, uma expectativa que como uma bola de neve só faz crescer conforme o tempo passa e as pessoas ganham mais informações. E esse será o tema do próximo tópico.


Hype x Realidade


              Agora sim posso falar do problema das pessoas que não leram os livros rs. E quando digo ‘’pessoas’’, estou falando desde o ser humano, que simplesmente gosta de cinema, passando pelo amante de fantasia e chegando até o crítico de cinema, esse diga-se de passagem, teria a obrigação de antes de ver um filme baseado em um livro, ler o próprio livro, certo?!
            Todos, e quando digo ‘’todos’’ (kkk) quero dizer todos mesmo, incluindo aqueles que leram os livros e estavam com a expectativa muito alta para O Hobbit. Eu imagino a reação dessas pessoas que não leram o livro quando viram o filme no cinema, se você leu, já sabe do que eu estou falando.
            Fica claro e evidente que apesar de se estar indo matar um dragão, o clima é muito mais leve se comparado ao Senhor dos Anéis, isso pode ser percebido até mesmo na iluminação, mais clara, viva, menos escura e morta. Os trols, alguém pode me dizer o porquê e como diabos esses trols são assim tão burros e infantis, e o que aconteceu com o Gandalf, ele só tá fazendo merda, devem ter pensando a galera do ‘’eu não li o livro’’.
            Pois bem, chegamos à diferença fundamental entre O Hobbit e o Senhor dos Anéis, enquanto o primeiro, que também foi escrito antes, é uma história para CRIANÇAS, o segundo é uma trama pesada, densa e escrita para ADULTOS!
            Dessa forma, quero afirmar que não existia uma contradição fundamental entre o hype e a realidade que nos foi apresentada no filme, muito pelo contrário, o que existia era uma contradição entre o que O Hobbit poderia oferecer e o que as pessoas estavam esperando.


Peter Jackson, herói ou vilão?


           Primeiramente para quem não sabe Peter Jackson é o diretor do filme e também o grande responsável por levar O Senhor dos Anéis para o cinema! Como já disse no início desse texto, nosso querido diretor é reconhecido por fazer o que os outros diretores, Deus sabe lá o porquê, não fazem, ou seja, respeitar os livros.
Tendo lido o livro, acredito que fique complicado não defender o pobre do Peter Jackson nesse texto. Para quem não sabe as críticas a ele foram simplesmente implacáveis. Partindo dos críticos do cinema e até mesmo dos fãs que não leram o livro, todas acusavam o pobre rapaz de enfatizar o universo só para poder ganhar mais dinheiro.
Mas como eu já disse acima, O Hobbit, é uma história feita para crianças, Tolkien o escreveu para os seus filhos, logo, o escreveu para crianças. Já o Senhor dos Anéis não, eis que o tempo, ou melhor, a produção do Senhor dos Anéis primeiro traiu Peter Jackson. O mesmo ainda tentou melhorar a situação, como? Pegando o mar de anotações que Tolkien nos deixou a história dos sumiços de Gandalf, e fazendo uma pontezinha com a trilogia do anel.
Como nem tudo nessa vida é perfeito, acredito que o filme tenha ficado um pouco confuso para quem não sabe o que está se passando, mesmo tendo 2h40min de filme, Jackson não conseguiu enfiar em algum lugar as explicações necessárias para que os não leitores entendessem bem a obra.
Eu me mato, por vocês e é isso que recebo em troca!




Enfim...

            Galera é isso, essa é a minha humilde opinião sobre o que é O Hobbit e como devemos encará-lo. Espero que em breve eu consiga postar o próximo texto que tratará do segundo filme ‘’A desolação de Smaug’’.

Bem galera não conheci as internets por querer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário