13 janeiro 2014

Pacific Rim, nem só japoneses fazem filmes de monstros gigantes.

 Por: Darth Wallyouko  
   

     Dos milhares de lançamentos para o mercado cinematográfico no ano de 2013, vários filmes tiveram destaque, mas o que mais me chamou atenção foi um com um nome pouco sugestivo Pacific Rim, ou circulo
Qualquer similaridade com algum robô japonês é mera homenagem
de fogo, como é conhecido aqui no nosso país tropical, com a simples premissa monstros gigante versus robôs gigantes, algo tão japonês que me espantou ser um filme americano.

O que me chamou atenção neste filme foi a mistura de coisas que eu particularmente adoro filmes B ou seriados B por que não, os famosos live actions/tokusatsus, onde o mais legal são monstros de borracha lutando em maquetes contra robôs de espuma, simplesmente pouco se lixando para a população que deve ser morta ao montes  a cada ataque no mundo (Japão), onde o lema é destruir para salvar.

        O filme aborda a ideias dos robôs gigantes do passado, onde tinha um império possivelmente alienígena ou formado por um cientista maluco bilionário/trilhardario como o simples intuito de dominar o mundo conhecido como Japão. Além de uma vaga ideia de robôs como arma de combate, lembrando as animações mais recentes sobre pilotos e suas maquinas tipo Gundam/Evangelion, este ultimo então, se assemelha e muito em Pacific, somos agraciados com isso em uma concepção bem feita, mas com algumas ideias bem adaptadas e incríveis, outras sem respaldo, lembrando que este filme tenta passar por algo sério, até certa parte, depois chuta o pau da barraca e mostra apenas porrada, o intuito destas series. 

    A primeira a tentativa moderna dos americanos neste nicho onde japoneses conseguiram a perfeição, pelo
Pai dos seriados com monstro de borracha
menos para mim, foi com o mal falado filme do Godzilla de 1998, filme este, lotado de efeitos especiais, chamando grande atenção em seu ano de lançamento, mas não agradou tanto assim sendo que este Godzilla é até citado nos filmes mais recentes de godzilla apenas como zilla, ou algo assim, em um tom pejorativo, e sim existe cronologia nos filmes do Godizilla tanto que até filho ela teve versão robótica, luta com uma mariposa, luta contra um dragão, e um embate contra o King Kong, mas não vou me aprofundar neste universo extremamente interessante de monstros japoneses.
    Mas e Pacific rim foi bom mesmo? Vocês me perguntam jovens gafanhotos? Depende muito do seu gosto, mas possivelmente irá agradar a maioria da população, pelo simples fato de tentar ser sério, coisa meio estranha para uma obra, cuja premissa são robôs gigantes ou até mesmo filmes de super heróis, onde estes são cobrados um tom mais sério, onde vemos um cara de cueca em cima da roupa, este, um problema que merece até mesmo um artigo detalhado, esta busca desenfreada por colocar assuntos sérios adultos em produções cujo público alvo seja crianças ou deveria ser, no final das contas Pacific rim é uma obra excelente para o entretenimento e bem correto no modo que foi criado, ter alienígenas vindos do fundo do mar foi excelente, monstros atacando o mundo (não apenas o Japão), mercado para as carcaças de monstros coisa que ninguém nunca pensou, mas lógico em seriados japoneses estas explodem virando purpurina e quebrando leis da física, mas quem se importa para a física, mas seria mais barato construir um robô para destruir estes monstros?  Na moral não da para
Guillermo del Toro
acreditar, vamos lá, uma coisa são robôs japoneses muita das vezes criados por um cientista maluco, ou malvado, ou em versões mais modernas armaduras de batalhas, este ultimo por sinal, a única situação onde se dá para acreditar, mas e os Sentais (Power Rangers) vocês me perguntam? Bem deixa estes lindos para outros tópicos, sim, este post meu está bem político, prometo várias coisas e te entrego apenas um tópico chato um filme que poucas pessoas viram e não vão ver depois deste artigo. Mas voltando ao assunto abordado linhas atrás: vocês me perguntam, é preconceito seu falar que um robô japonês é aceitável, já um robô americano não? Sr. Wallyouko você é um fanfarão. Possivelmente é, e estou pouco me importando para isso, mas para um filme que surgiu como uma ideia de homenagem aos filmes de monstros gigantes japoneses da para aceitar e no final das contas ficou legal esta homenagem do Guilermo Del Toro que estou torcendo para ter um segundo filme.

   Para completar, não falei nada em si do filme, sua historia, produção, etc, pelo simples fato de não entregar a historia do filme ou possivelmente preguiça de digitar estas coisas, mas deixo uma ressalva, se quer ver algo possivelmente diferente do que temos aí para filmes blockbusters, você vai encontrar neste filme, que de longe foi o segundo melhor filme que vi este ultimo ano, ou terceiro, pois Elysium e Rush são filmes excelentes, mas deixe estes para variar um pouquinho para outro post.

Imagem extra nerd: relação de tamanhos dos robôs gigantes
 Isso é tudo pessoal!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário